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A necessidade do Síndico Profissional

31/01/2024 - Ética entre condomínios e Administradoras

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Todos os dias acontecem novos fatos que apimentam a vida de quem vive exclusivamente para cuidar dos condomínios. Sídicos que moram no local, subsíndicos e zeladores fiscalizam a vida de moradores (proprietários ou locatários), bem como seus hábitos, sua rotina, seus relacionamentos e compartilham com a administradora. 
Como Administradora, ainda me surpreendo quando me deparo com esse tipo de atitude. Muitos síndicos lutam para estar em suas posições pela isenção do pagamento condominial e o recebimento de salário, muitas vezes pífio para o exercício da função. 
Existem tantas formas de administrar de madeira idônea, imparcial e sem gerar constrangimentos aos que residem no local. Esse tipo de comportamento condenável predomina em condomínios de torre unica com poucas unidades e sem terceirização de funcionários. 
Condomínios novos com mais de uma torre, obrigatoriamente possui serviços terceirizados que envolvem zeladoria, manutenção e o principal o síndico profissional. 
Claro que existem aqueles que ainda não se acostumaram com a idéia de não poder pegar o interfone fora de hora e ligar para reclamar com o síndico, mas essa profissão vem sendo cada vez mais requisitada entre os condomínios que buscam minimizar custos e problemas e maximizar eficiência e segurança. 
O síndico profissional não atende fora do horário comercial, realiza atendimentos preferencialmente por email e alguns por whatsapp, atende moradores com horário agendado, visita o condomínio de 2 á 3 vezes por semana, analisa custos e não têm o poder de decidir nada sem os votos do conselho, não beneficia moradores com melhor relacionamento interpessoal, parentes ou familiares, não tomam partido em brigas  ou desentendimentos e ponderam questões que envolvem multas condominiais baseados em lei e não em achismo ou empatia por este ou aquele. 
Profissão envolve profissionalismo e não a falta do que fazer de uns e outros que dedicam suas vidas para cuidar da vida alheia e ainda compartilham suas opiniões para a administradora que comunica á atendente da imobiliária que comunica ao proprietário que entra em contato com o vizinho e com o síndico, que culpa o zelador pela fofoca que já foi aumentada consideravelmente que compartilha com os funcionários que comentam com outros moradores em conversas cotidianas no elevador e que espalham nos grupos de whatsapp. 
Parece ruim? Não é só uma crítica, é só a realidade que vivenciamos diariamente em várias imobiliárias e administradoras que vemos por aqui e talvez por aí. Essa história toda não é privilégio de cidades pequenas como São Caetano e Santo André mas também podem ser encontradas em grandes cidades como São Paulo. 
 

ética
substantivo feminino
  1. 1.
    parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
     
  2. 2.
    conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
    "é. profissional"


 




Fonte: Fernanda Lépore

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